ENQUANTO DEMITE EM MASSA, SENAC-RJ INVESTE EM PUBLICIDADE E PALESTRAS DE JORNALISTAS DO GRUPO GLOBO


Por George Marques e Ruben Berta
no The Intercept Brasil

DE UM LADO, uma crise que já culminou com a demissão de pelo menos mil funcionários entre janeiro de 2016 e maio deste ano, mas vem sendo praticamente ignorada na grande imprensa brasileira. De outro, gastos milionários em publicidade e em palestras, com destaque para jornalistas e colunistas ligados ao maior conglomerado de comunicação do país, o Grupo Globo. Este é o contraditório retrato do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ), entidade cujo foco principal deveriam ser ações de educação profissional.

The Intercept Brasil teve acesso com exclusividade a um relatório de auditoria do Senac-RJ, elaborado entre janeiro e fevereiro deste ano, que coloca o dedo na ferida da gestão de Orlando Diniz, amigo e ex-vizinho no Leblon do ex-governador do Rio Sérgio Cabral. O documento está sendo analisado pelo Conselho Fiscal do Senac Nacional, que pode pedir intervenção na entidade local, caso as irregularidades sejam comprovadas. Diniz comanda com mão de ferro o Sistema Fecomércio-RJ, que, além do Senac-RJ, ainda tem sob suas asas o Serviço Social do Comércio (Sesc-RJ).

Para se ter uma ideia do poder financeiro que está nas mãos de Diniz, o empresário, que começou administrando um pequeno açougue em Copacabana do qual é sócio até hoje, tem sob seu controle, só no Senac-RJ, um orçamento que, no ano passado, chegou a mais de R$ 450 milhões, segundo o relatório da auditoria. É basicamente dinheiro público, vindo das chamadas contribuições parafiscais, uma porcentagem obrigatória de recursos que as empresas recolhem em cima de suas folhas de pagamento. No caso do Senac, o conceito básico é que os recursos sejam aplicados em atividades de capacitação profissional. O Sesc, entre outras funções, tem, entre suas principais características, o incentivo a atividades culturais.

CONTINUE LENDO AQUI:

https://theintercept.com/2017/10/09/enquanto-demite-em-massa-senac-rj-investe-em-publicidade-e-palestras-de-jornalistas-do-grupo-globo/

Useful links