Banco Central reduz taxa de juros a 7% ao ano, menor patamar da história ( CONSEQUÊNCIAS DO GOLPE DE 2016 e da GRAVE CRISE ATUAL )


Corte acompanha as expectativas do mercado

BC: nova redução moderada na próxima reunião

Trata-se da 10ª redução consecutiva na Selic

DO SITE PODER 360

TEO CURY

06.dez.2017 (quarta-feira) - 18h18
atualizado: 07.dez.2017 (quinta-feira) - 12h57


O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central cortou a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,5 ponto percentual, de 7,5% ao ano para 7% ao ano. A decisão unânime da diretoria colegiada já era esperada pelo mercado.

A taxa é a menor da série histórica, iniciada em 1986. Os 7,25% ao ano, que vigoraram de outubro de 2012 a abril de 2013, eram os menores juros até agora. Em 30 de novembro de 2016, a Selic estava em 13,75% ao ano. O anúncio (íntegra) foi feito nesta 4ª feira (6.dez.2017), após o comitê reunir-se por 2 dias para definir a taxa.

Na ata (íntegra) referente à sua última reunião, de 24 e 25 de outubro, a diretoria já havia sinalizado 1 corte menor: “Caso a conjuntura evolua conforme o cenário básico do Copom, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, uma redução moderada na magnitude de flexibilização na próxima reunião parece adequada sob a perspectiva atual”.

Em nota, o Banco Central foi enfático ao dizer que deve reduzir a Selic em 0,25 ponto percentual em sua próxima reunião, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2018. “Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, o Comitê vê, neste momento, como adequada uma nova redução moderada na magnitude de flexibilização monetária“, destacou o comitê.

Como tem feito, o comitê voltou a destacar a necessidade de continuidade no processo de reformas e ajustes. “[Esse processo] contribui para a queda da sua taxa de juros estrutural.”

De acordo com o Copom, essa visão é mais suscetível a mudanças na evolução do cenário e seus riscos do que em reuniões anteriores. “Para frente, o Comitê entende que o atual estágio do ciclo recomenda cautela na condução da política monetária.”

CONTINUE LENDO AQUI:

https://www.poder360.com.br/economia/banco-central-reduz-taxa-de-juros-a-7-ao-ano-menor-patamar-da-historia/

Useful links