Não esconda o lide: Uma mentalidade para construir um portfólio de jornalista


A função mais importante de um portfólio de jornalismo é aproveitar o pouco tempo que um editor tem e mostar seu trabalho a essa pessoa o mais rápido possível. Não esconda o lide. Seu design deve transmitir quem você é e o que você faz da maneira mais clara possível.

por KEVIN BEATY no IJNET

Pergunte a si mesmo o que você está fazendo e quer fazer.
Antes mesmo de começar a fazer o design do seu portfólio, vale a pena dar um passo atrás e fazer uma lista. O que você quer vender?

Há uma tentação compreensível de tentar ser tudo para todas as pessoas quando se tenta construir uma vida autônoma. Se você pretende promover o jornalismo e outros trabalhos no mesmo espaço, deve dar uma boa olhada no que realmente está tentando realizar.

Supondo agora que você está apenas apresentando jornalismo, pode restringir ainda mais? Você é um jornalista visual? De meio ambiente? Tecnologia? Reportagens especiais? Multimídia?

Esse processo de seleção tem o benefício de conseguir o trabalho que você realmente quer e também é importante para deixar sua mensagem mais simples. Da mesma forma que você deve editar bem uma história, também deve considerar cuidadosamente seu produto. Não deixe ninguém se distrair de suas qualidades mais fortes.

Considere a estrutura do seu website como a manifestação gráfica da sua mensagem
Antes de entrar em qualquer formatação real, vale a pena pensar em como você quer entregar seu produto. Faça uma lista do trabalho que quer que as pessoas vejam primeiro. É uma matéria única? É uma coleção de reportagens de editorias? Imagens individuais? Reportagem de fotos? A definição clara do produto ajuda quando você começa a desenvolver o design.

O lide

Pense na sua homepage como seu parágrafo central e nas páginas adicionais como parágrafos de apoio. Uma única olhada na sua página inicial deve permitir que um visitante conheça sua história instantaneamente. Se clicarem mais, ótimo, mas você deve presumir que eles estão apenas passando os ollhos.

Um dos meus exemplos favoritos de uma abordagem super focada é o portfólio do revisor freelance Joe Coleman. Coleman não é jornalista, mas acho que seu site demonstra uma mentalidade funcional que devemos abraçar. Não fique preso ao seu slider personalizado, o que torna sua página tão poderosa é o conceito por trás dela, e não a execução. Ele nem está mostrando exemplos de seu trabalho, mas é fácil entender imediatamente o que ele está vendendo: palavras, humor e uma mentalidade criativa através do seu estilo.

Outro exemplo: se sua especialidade é cobrir muitas histórias sobre um único assunto ao longo de um período de tempo, talvez pense em maneiras de representar visualmente seu trabalho composto de muitas peças menores representando um todo. Considere outra organização não-jornalística, a produtora Smuggler. O layout da página inicial é configurado para mostrar instantaneamente que eles são criadores de uma variedade de conteúdos menores.

Essa mentalidade é um ótimo exemplo porque você nunca deve ter uma “página de entrada”. Vá direto ao assunto.

Parágrafos de apoio

Todo o resto do seu site deve seguir seu lide com importância decrescente. Assim como uma matéria guiaria o leitor pelo contexto mais importante ou atraente primeiro, os elementos mais importantes a seguir devem ser os mais fáceis de encontrar. Sem entrar em design gráfico básico (embora você possa), considere a ordem em uma lista, tamanho da fonte, estilo e cor como opções para direcionar o olhar do leitor pelo site.

Parece ser algo simples, mas isso é muito importante: certifique-se de que as informações de contato sejam as informações mais fáceis de encontrar quando alguém ficar impressionado com sua página inicial.

Tudo o mais pode seguir. Considere rabiscar um fluxograma para exercitar sua mente. Como as páginas se encaixam na hierarquia de conteúdo? Como pode manter isso simples?

CONTINUE LENDO AQUI:

https://ijnet.org/pt-br/resource/n%C3%A3o-esconda-o-lide-uma-mentalidade-para-construir-um-portf%C3%B3lio-de-jornalista

Links de Notícias