Documentário narra trajetória de jornalista na luta pela igualdade de direitos das mulheres


A jornalista, escritora e ensaísta brasileira Rosiska Darcy de Oliveira é a personagem do documentário Elogio da Liberdade. Baseado em entrevistas e depoimentos, o filme narra a atuação de Rosiska pela liberdade e igualdade de direitos para as mulheres.

Escrito e dirigido por Bianca Comparato, o documentário tem 90 minutos de duração e é uma coprodução da HBO Latin America com a Los Bragas. O filme estreia no canal MAX no próximo dia 31, às 21h.


Nascida em uma tradicional família burguesa do Rio de Janeiro, Rosiska se tornou um dos principais nomes do movimento feminista no Brasil. O documentário relembra sua infância, a época do curso universitário, que coincidiu com o início da ditadura militar no país, e os dez anos de exílio na Europa.


A carreira como jornalista teve início em 1964, na revista Senhor e incluiu passagens pela TV Globo, pelo Jornal do Brasil e pela revista Visão. Em 2013, Rosiska foi eleita para a Academia Brasileira de Letras. Entre seus livros estão A Libertação da Mulher, Reengenharia do Tempo, A Natureza do Escorpião, Elogio da Liberdade, A Dama e o Unicórnio, Pássaro Louco, Ivan Illich e Paulo Freire: A Opressão da Pedagogia e a Pedagogia dos Oprimidos. O Elogio da Diferença: O feminino emergente entre outros.

FONTE:

http://portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/81808/documentario+narra+trajetoria+de+jornalista+na+luta+pela+igualdade+de+direitos+das+mulheres

Links de Notícias