Evento discute avanços e retrocessos do acesso à informação no Brasil


Os avanços e retrocessos do acesso à informação no Brasil serão assunto para o seminário "Transparência a Sete Chaves: Como romper as barreiras do acesso à informação no Brasil". O evento é gratuito e será realizado no dia 16, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, das 19h às 22h, na unidade da rua Itapeva.

O seminário marca os sete anos de implantação da Lei de Acesso a Informações (LAI). Sete organizações são responsáveis pela organização: Artigo 19, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Conectas Direitos Humanos, Instituto de Governo Aberto, Open Knowledge Brasil, Rede Pela Transparência e Participação Social (RETPS) e Transparência Brasil.


Na pauta do dia, uma visão geral da LAI, questões sobre sigilo e privacidade e a apresentação de relatórios e pesquisas sobre o tema. Um debate aberto ao público será realizado no final com sugestões para aperfeiçoar a implementação da legislação.


A LAI entrou em vigor em 2012. A legislação abrange os três poderes (Judiciário, Legislativo e Executivo) e todos os níveis de governo (municipal, estadual, distrital e federal). A lei estabelece que todas as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público devem ser acessíveis aos cidadãos, exceto as sob sigilo legal.

Acesse o formulário on-line para a inscrição AQUI:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSexWI_9j2cKtNPb1cDP9cJV50fftodj2DerxL7e-s3rD4JPQw/viewform

FONTE:

http://portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/82047/evento+discute+avancos+e+retrocessos+do+acesso+a+informacao+no+brasil

Links de Notícias