NOVAS INICIATIVAS PARA A COBERTURA JORNALÍSTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA


Por Natasha Meneguelli – Fala! PUC

Bruno Paes Manso e veículos de comunicação do jornalismo, como a Agência Pública, realizam reportagens com características diferentes das da grande mídia

No jornalismo brasileiro, é fácil confundir a cobertura da Segurança Pública com programas como o Brasil Urgente, da Band, ou as infinitas notícias trágicas que circulam no noticiário diário. Entretanto, projetos como o Monitor da Violência do G1 e iniciativas como as da Ponte Jornalismo e da Agência Pública, mostram que há alternativas, e que elas são muito necessárias.

O que a experiência traz

O jornalista Bruno Paes Manso, que lançou recentemente um livro sobre A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil, em conjunto com a socióloga Camila Nunes Dias, é um dos fundadores da Ponte Jornalismo, projeto do qual não mais participa. Atualmente, é um dos realizadores do Monitor da Violência. Tendo grande experiência na área, falou sobre como ele atua e o que ele acredita que se deva buscar como comportamento ao cobrir segurança pública.

Começou a cobrir o tema por volta de 1999, quando entrevistou homicidas para entender os porquês de suas ações. Para ele, seu trabalho parte de uma outra abordagem.

“Muitos jornalistas, até na Lava Jato, que cobrem polícia, acabam tendo o olhar do policial. Reproduzindo inquérito, reproduzindo processo. É como se jornalista ou o jornalismo tivesse o papel de reproduzir nas páginas dos jornais o que a justiça cobre. Então é quase um diário oficial da justiça pra publicizar sentenças. Já que a gente não prende ninguém, pelo menos esculacha em público. Eu nunca tive esse objetivo, a minha pergunta não era se era culpado ou inocente. A minha pergunta é por que ele age assim. É contar uma história. É tentar entender nós mesmos como sociedade. Eu não quero acusá-lo de nada. Não quero acusar o homicida de ser assassino. ”, conta Paes Manso.

CONTINUE LENDO AQUI:

https://falauniversidades.com.br/novas-iniciativas-cobertura-jornalistica-seguranca-publica/

Links de Notícias