TUIUTI SOLTOU GRITO PRESO NA GARGANTA DO PAÍS EM PLENA GLOBO: FORA TEMER


Enredo do carnavalesco Jack Vasconcelos, que questionou o fim da escravidão, criticou o golpe, a perda de direitos, tirou sarro dos manifantoches que pediram o impeachment e mostrou um Michel Temer de vampiro no desfile da escola Paraíso do Tuiuti nesta madrugada no Rio de Janeiro, representou milhares de brasileiros, e ainda com um gostinho a mais: tudo televisionado ao vivo pela Globo, coautora do golpe; o protesto chegou a constranger os narradores, que acabaram ocultando o real conteúdo do samba; políticos de oposição a Temer, como Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e os deputados do Rio Jandira Feghali (PCdoB) e Marcelo Freixo (PSOL), exaltaram o desfile; assista

12 DE FEVEREIRO DE 2018 ÀS 11:02

BRASIL 247 - O enredo do carnavalesco Jack Vasconcelos soltou o grito que estava preso na garganta de milhares de brasileiros na madrugada desta segunda-feira 12 durante desfile da escola Paraíso do Tuiuti, na primeira noite deste Carnaval na Sapucaí.

"Fora, Temer", gritou um dos componentes pouco antes de a escola deixar a avenida, representando os críticos do golpe, do governo Temer e das reformas que retiram direitos trabalhistas dos brasileiros, tudo mostrado no desfile.

A transmissão obrigatória do protesto pela TV Globo, que participou do golpe e pode ser considerada as grandes mãos que controlaram manifantoches que desfilaram fantasiados de camisas verde e amarela, deu um gostinho a mais.

Os narradores ficaram sem saber o que dizer, e acabaram ocultando o real conteúdo do enredo, como alfinetou o jornalista e escritor Mario Magalhães. "Fizemos uma coisa que todo mundo quer", disse o professor de história Léo Morais, que se vestiu de Temer vampiro no desfile.

Na internet, os políticos que fazem oposição a Temer exaltam a coragem da escola, que já saiu campeã, mesmo que não oficialmente, mas "do povo", como comentou um dos internautas nas redes sociais, em uma das centenas de postagens sobre o desfile nesta segunda. Mensagens bem humoradas indicam esperar um novo projeto do MBL: o Carnaval Sem Partido.

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), disse que o desfile foi histórico: "Fantasias ironizando os desmontes causados pelo atual governo, - como a Reforma Trabalhista, já tão devastadora no dia a dia do povo após sua aprovação - e outros figurinos como fantoches pelo golpe, foram um dos assuntos mais comentados nas redes nesta madrugada. Nota 10 para a escola!!!".

A deputada Jandira Feghali, do PCdoB do Rio, criticou a reação da Globo: "E teve climão na Globo pra comentar o desfile com críticas ao golpe que a própria Globo apoiou". Em outro post, ela havia registrado: "MOMENTO INCRÍVEL NO CARNAVAL DE DOMINGO: A Paraíso do Tuiuti registrou no Sambódromo o golpe no país, a manipulação de parte da sociedade e os efeitos terríveis de um governo ilegítimo alçado ao poder dentro da ruptura democrática!!! QUE DESFILE!!!"

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), também do Rio de Janeiro, rasgou elogios à escola: "QUE DESFILE! A Paraíso do Tuiutí levou o #ForaTemer à avenida, criticou a Reforma Trabalhista do presidente vampirão - também presente na Sapucaí - e falou sobre escravidão. Arrasaram!"

Confira o vídeo da íntegra do desfile, divulgado pelo canal Enredo e Samba, no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=RkVKiEzQMUw

Useful links