5 dicas para construir um relacionamento mais forte com seu público


Se você não pode contratar um profissional neutro para reunir pesquisas objetivas sobre como sua comunidade vê sua marca e o que precisa de sua redação, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a iniciar o processo de reconexão com sua comunidade ou construir um relacionamento mais forte do que você tem agora.

1.) Engaje-se nas redes sociais
A mídia social não é apenas para tuitar um link a cada 15 minutos para que as pessoas vejam seus artigos, é para se envolver com sua comunidade. Aproveite o tempo para ler o que sua comunidade está tuitando ou postando e responda. Responda às suas perguntas, seus caprichos, seus pensamentos. Veja quais são as tendências e sentimentos locais sobre os problemas, interaja com eles como uma pessoa comum faria. Faça perguntas também! Mostre-lhes que existe gente que pensa e sente por trás de sua marca.

Essas ferramentas de mídia social nos permitem conectar com as pessoas, não importa onde estamos ou o que estamos fazendo, então vamos usá-las bem! Interaja com sua comunidade online para que eles vejam você como uma organização com um coração humano. Você quer que eles vejam personalidade, humor e empatia. Agir menos como bots e mais como seres humanos online ajudará a se conectar genuinamente com nossas comunidades e manter o olho no que está acontecendo localmente em tempo real.

2.) Use ferramentas de escuta
Como Melissa Thoma mencionou, usar ferramentas de mídia social é sempre uma boa ideia. Há uma abundância de ferramentas como hootsuite e reddit keyword monitor, onde você pode acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca através de palavras-chave. Olhe para hashtags que têm a ver com a sua redação ou cobertura, configure alertas no Google, leia e pense sobre o feedback de seus leitores. Sim, trolls existem e bots atacam, mas isso não significa que os leitores não estejam dando feedback real em suas plataformas também. Aproveite o tempo para encontrar e considerar o feedback real.

3.) Passe tempo com eles pessoalmente
Quando você participa ou faz parte de um evento, considere se envolver com pessoas de lá sem necessidade de formulários. Se você tem um estande em um evento, use-o para jogar um jogo com sua comunidade para se divertir! Ou não tenha um estande, apenas esteja presente e fale com eles como se fossem pessoas, não como possíveis assinantes. Coordene um clube do livro local, organize um café local uma vez por mês: divirta-se com o propósito apenas de construir relacionamentos. Se a sua comunidade se lembrar de você como envolvente, amigável e aberto, é um ótimo primeiro passo. Por outro lado, se todas as vezes que se encontrarem com você, você está apenas pedindo dinheiro e assinaturas, isso fará com que as pessoas sintam que é tudo o que você se importa.

4.) Viaje até eles, organize discussões
Viaje a diferentes bairros para organizar encontros dedicados apenas a ouvir o que as pessoas têm a dizer. Torne mais fácil, indolor e pessoal para quem atende. Abra o evento para a comunidade dizer o que eles pensam e querem. Quais problemas acham que precisam de mais cobertura, o que não é coberto, o que gostam e não gostam? Não fique na defensiva ou passe tempo discutindo com personalidades difíceis que possam aparecer, esteja lá para mostrar que você está disposto a ouvir, não importa o que tenham a dizer.

5.) Tenha uma visão honesta e profunda sobre a diversidade de sua cobertura em relação à diversidade de sua comunidade
Dê uma olhada na diversidade de sua comunidade e veja se sua cobertura reflete essa diversidade em todas as editorias. Coloque um mapa da sua área de cobertura em uma parede, adicione alfinetes todos os dias nas áreas onde você cobre histórias. Uma cor para notícias de última hora, uma cor para reportagens, uma para perfis comerciais, esportes, etc. Ao começar a acumular agrupamentos, veja se há padrões. Se você está visitando apenas uma vizinhança para notícias de última hora, mas não perfis de negócios ou reportagens de datas comemorativas, é algo que pode mudar simplesmente direcionando seus jornalistas para essa área com mais frequência para editorias diferentes. Talvez você descubra que é muito equilibrado em sua cobertura, ou talvez não, mas de qualquer forma é um exercício que pode ser bastante esclarecedor.

Este post foi originalmente publicado pelo Reynolds Journalism Institute e reproduzido na IJNet com permissão.

Kat Duncan é editora de vídeo sênior do RJI Innovation & Futures Lab. Ela produz a série de vídeos Innovation in Focus, que explora métodos, tecnologias e ferramentas emergentes para jornalistas. Ela também cria e edita projetos de vídeo para o RJI e para a Faculdade de Jornalismo do Missouri, onde ela ensina jornalismo de foto e vídeo.

Imagem sob licença Unsplash via Tyler Callahan

FONTE:

https://ijnet.org/pt-br/story/5-dicas-para-construir-um-relacionamento-mais-forte-com-seu-p%C3%BAblico

Links de Notícias