Guedes responderá nesta 3ª se Coaf entregou dados de jornalista à PF


O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai responder até amanhã se o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) repassou informações à Polícia Federal sobre as movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.

O presidente do Coaf, Roberto Leonel de Oliveira Lima, também vai se manifestar dentro do mesmo prazo. Os pedidos foram feitos pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Por Isadora Peron | Valor

"O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou dois pedidos de explicação. O que foi enviado diretamente ao Coaf foi entregue às 15 horas. Já o endereçado para o ministro Paulo Guedes foi recebido às 15h25 desta segunda-feira. Os dois requerimentos serão respondidos no prazo de 24 horas", disse a assessoria do Coaf. Fontes da PF afirmam que, apesar de notícias nesse sentido terem sido divulgadas, a corporação não fez nenhum pedido ao Coaf em relação ao jornalista.

A solicitação do TCU foi assinada pelo ministro Bruno Dantas, atendendo à proposta do subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado.

"É inconcebível que o aparato estatal possa ser utilizado com tamanho desvio de finalidade para violar garantias constitucionais fundamentais imprescindíveis ao Estado Democrático de Direito, como o direito à livre manifestação do pensamento e à liberdade de imprensa", disse o ministro do TCU em seu despacho, assinado na sexta-feira.

As reportagens de Greenwald mostram supostas conversas por aplicativo de celular nas quais o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, durante seu período como juiz da Lava-Jato, teria orientado o trabalho dos procuradores. Moro deixou a magistratura no fim do ano passado para assumir a pasta no governo Jair Bolsonaro.

Hoje, o Coaf está subordinado ao Ministério da Economia. Já a PF é vinculada à pasta de Moro.

FONTE:

https://www.valor.com.br/politica/6336055/guedes-respondera-nesta-3-se-coaf-entregou-dados-de-jornalista-pf

Links de Notícias